Segunda reunião do projecto de parceiros em linha
Os parceiros dos Jogos Europeus da Integridade reuniram-se online nos dias 11 e 18 de Dezembro de 2020 para a segunda Reunião de Parceiros do projecto.
O objectivo desta reunião era de reunir os parceiros após um período de interrupção devido à crise sanitária. Foi uma oportunidade para nos reunirmos e discutirmos a situação uns dos outros.
Em segundo lugar, era importante discutir o progresso do projecto, que tinha sido perturbado pela situação sanitária. O consórcio adaptou assim o calendário e discutiu as próximas actividades do projecto.
Durante esta reunião, foi estabelecida uma visão geral da situação e do trabalho realizado até à data, os parceiros reflectiram sobre os próximos passos a dar e, finalmente, sobre como adaptar o projecto e as actividades tendo em conta a situação sanitária. Os aspectos de gestão de projectos, administrativos e orçamentais foram também revistos.
Durante o primeiro ano do projecto, La Transplanisphère e Ohi Pezoume foram os principais parceiros a trabalhar na criação dos dois primeiros jogos, explorando o tema das Blockchains. A partir desta experiência, La Transplanisphère criou um modelo de criação de jogos, que os parceiros podem desenvolver para os seus próprios jogos.
Programa de 11 de Dezembro
A reunião começou com um exercício de quebra de gelo que permitiu aos parceiros restabelecer a ligação após um ano complicado. Em seguida, cada parceiro apresentou a situação sanitária e económica no seu país e a sua organização. Depois disso, a fim de recomeçar numa base comum e relançar o projecto, foi feito um lembrete dos jogos a conceber e a distribuição de tarefas para a criação dos jogos.
Além disso, teve lugar uma discussão sobre os formatos dos jogos. Inicialmente planeados como jogos de role-playing e ficções interactivas, os parceiros decidiram finalmente avançar para jogos de fuga e jogos interactivos em 3D. Facilmente acessíveis, populares entre os jovens e adequados para actividades em linha, estes formatos pareciam mais adequados às ambições e objectivos artísticos e educacionais do projecto. Os parceiros discutiram, portanto, estas novas perspectivas e as modalidades associadas.
Em seguida, realizou-se uma sessão “O que foi feito até agora” durante a qual a Transplanisphere apresentou o seu trabalho sobre os primeiros jogos (jogo de fuga e jogo 3D) em Blockchains criados durante o primeiro ano do projecto. Mais informações sobre o processo de criação aqui, aqui e aqui. Primeiro, foi feita uma apresentação geral dos jogos Blockchain pela equipa Transplanisphere para partilhar os resultados obtidos, bem como o processo de criação dos jogos. O co-designer do jogo Ohi Pezoume, interveio no espaço “real” do jogo para explicar como funciona. E o criador da Transplanisfera da Unidade Francesa interveio na versão de jogo 3D do espaço do jogo para dar uma visão geral do seu trabalho.
E finalmente foi organizada uma última sessão “O que se segue?” para discutir o futuro do projecto. Como resultado, a Transplanisphere propôs um workshop online em Fevereiro de 2021 para testar os primeiros jogos Blockchain com participantes europeus. A equipa propôs então um processo de escrita e criação para os próximos jogos. Este processo de escrita consiste em vários passos a seguir a fim de conceber o espaço de jogo “real” e a versão de jogo 3D.
Esta primeira sessão foi uma oportunidade para mostrar os primeiros resultados do projecto a toda a parceria, mas também para trocar sobre o processo de criação e os ensinamentos desta primeira experiência. Entusiasmados com estes primeiros jogos, os parceiros puderam projectar-se na criação dos seus próprios jogos. No segundo ano do projecto, serão criados os seguintes jogos:
Dois jogos explorando o tema das cadeias alimentares, por ExQuorum e Ortzai Teatro
Dois jogos sobre o tema Frontex Files, de La Transplanisphère e Kulturinitiative Förderband
Dois jogos sobre o tema do lobby e moinhos de vento, por Transplanisphere e Teatro Rigodon
Programa para 18 de Dezembro
Após a introdução desta segunda reunião, com um exercício de quebra de gelo e uma “tour de table” dos parceiros, o novo calendário do projecto e a ideia do primeiro workshop em linha foram validados.
Como resultado, foi criada uma discussão mais técnica sobre o aspecto administrativo do projecto. Para o conseguir, foram discutidas as regras orçamentais Erasmus+, bem como o impacto da situação da saúde no orçamento.
Para concluir esta reunião, os parceiros concentraram-se na gestão global do projecto, nos relatórios Erasmus+, nas ferramentas de monitorização partilhada e na tesouraria do projecto e sua evolução.
Conclusão
Para concluir, esta reunião permitiu o relançamento do projecto. Foi decidida e aprovada uma nova agenda. Os parceiros puderam actualizar a evolução do projecto e a criação dos jogos. A continuação do projecto é assegurada na parte administrativa, financeira e de gestão.
Têm também uma visão mais precisa das expectativas e resultados e uma melhor projecção na criação dos seus jogos, graças à La Transplanisphère que conseguiu apresentar os dois primeiros jogos e partilhar o processo metodológico destas criações.
Além disso, os parceiros concordaram com a ideia de criar uma versão híbrida do espaço de jogo, que seria possível à distância através de uma plataforma de videoconferência, concebida pela La Transplanisphère.
Como resultado, o primeiro workshop sobre correntes de bloqueio terá lugar de 15 de Fevereiro a 21 de Fevereiro de 2021.
Foram discutidos os jogos seguintes e as datas dos workshops seguintes.
Os participantes
Alessandro Cavoli, Director Artístico Teatro Rigodon
Christoff Bleidt, Director Artístico de Kulturinitiative Förderband e Theaterhaus Mitte
Vicente de Sá, Presidente da ExQuorum
Hugo Coelho, Director Artístico da ExQuorum
Nadia Siokou, Artista e produtora de Ohi Pezoume
Odysseas Velentzas, Designer de Jogos de Ohi Pezoume que participou na criação dos jogos Blockchain
Bruno Freyssinet, director artístico da La Transplanisphère
Marion Pollet, coordenadora de projectos da Transplanisfera
Noémie Besace Laurens, artista e coordenadora de projectos da Transplanisfera
Théophile Gambarotta, criador de jogos da Unidade de La Transplanisphère