Jogo de tabuleiro “Fake News in Health”

O enredo

O jogo foi concebido de forma a que uma pessoa, o mestre do jogo, ensine aos jogadores a questão das notícias falsas sobre saúde e a forma como a UE está a reagir. Por conseguinte, pode ser jogado por um professor e um pequeno grupo de alunos, pais e filhos, entre amigos e qualquer outro público. O jogo também foi concebido de forma dinâmica para que o mestre do jogo possa acrescentar perguntas e regras.

Eis a cenário :
“Olá, o meu nome é Professor F. Foram seleccionados entre os meus muitos alunos para fazerem parte da minha equipa de investigação. Mas só um de vocês pode fazer parte da minha equipa. Por isso, vou desafiar-vos com algumas afirmações que têm de identificar se são verdadeiras ou falsas. Para serem mais competitivos e verificarem o vosso pensamento estratégico, haverá momentos em que todos terão de analisar as mesmas afirmações e outros momentos em que competirão entre si! De cada vez, eu digo-vos qual é a resposta correcta”

Durante cerca de 30 minutos, os jogadores mergulharão no mundo das notícias falsas e da comunicação sobre saúde. Terão de percorrer a cidade e ganhar pontos se acertarem nas respostas. Um mestre de jogo estará com os jogadores para os ajudar na sua missão e conduzirá uma sessão de esclarecimento após o jogo para refletir sobre as aprendizagens.

Objectivos pedagógicos

  • Introduzir-se no mundo da saúde e dos medicamentos.
  • Descobrir o universo das fake news e a sua disseminação na internet.
  • Reconhecer os conceitos de desinformação, desinformação e clickbaits
  • Conhecer a legislação sobre comunicação, saúde e farmácia (desinformação sobre a União Europeia).
  • Estimular a curiosidade e o interesse por estas questões sociais, com o objetivo de aprofundar o tema através de recursos adicionai

O kit de jogos de tabuleiro

Para jogar este jogo com o seu grupo, basta descarregar o kit abaixo!

Este kit permite a qualquer pessoa utilizar e jogar o jogo de tabuleiro gratuitamente e sem qualquer conhecimento prévio. Este kit guia-o passo a passo para implementar o jogo de tabuleiro (preparação, instalação, regras, soluções…) e para facilitar o jogo, orientando-o no seu papel de mestre de jogo. Inclui as regras básicas do jogo e algumas ideias sobre como personalizar o jogo, acrescentando regras e perguntas. Todos os elementos necessários para o bom desenrolar do jogo estão disponíveis, bem como alguns elementos pedagógicos sobre as notícias falsas, a saúde e a desinformação, para aprofundar as aprendizagens. O jogo e os kits estão disponíveis em inglês e em português.

E agora, é altura de jogar e divertir-se!

Este manual guiá-lo-á passo a passo na instalação, nas regras, na facilitação do jogo e no seu papel de mestre do jogo.

Esta pasta reúne diferentes opções de tabuleiros para o jogo. Imprima o que preferir. Pode imprimi-lo em A4, A3 ou A2.

Este documento PDF reúne todos os cartões que terá de imprimir para implementar o jogo. Pode imprimi-lo em formato A4 e depois ordenar as cartas por pilhas.

Este documento é dedicado ao mestre do jogo. Inclui todas as soluções para as cartas de perguntas, o tipo de pergunta de cada carta e regras adicionais.

Inclui recursos pedagógicos sobre notícias falsas, desinformação, regulamentos da UE, verificação de factos e temas relacionados com a saúde.

Créditos

Jogo criado por ExQuorum (Évora) e Ohi Pezoume (Atenas) no âmbito do projeto European Integrity
Games.

Direção Artística: Hugo Miguel Coelho
Colaboração artística: Odysseas Velentzas e Diogo Cinza
Enredo: Hugo Miguel Coelho, Odysseas Velentzas

Pesquisa: Odysseas Velentzas
Desenho: Rea Zekkou e Diogo Cinza

Equipe de criação do argumento: Hugo Miguel Coelho e Odysseas Velentzas com, Vicente de Sá, Marion Pollet, Calliope Anastasiadou, Coline Lechat, Raquel Nobre, Amaia Cid, Diogo Cinza.

Concepção do kit: Odysseas Velentzas, Hugo Miguel Coelho
Design do Kit: Marion Pollet

Agradecimento: Muito obrigado às pessoas que testaram o jogo e deram feedback sobre ele, incluindo participantes do workshop Fake News European e Vicente de Sá, Marion Pollet, Calliope Anastasiadou, Coline Lechat, Raquel Nobre, Amaia Cid e Rea Zekkou.

Financiadores: O EIG beneficia do apoio da Parceria Estratégica Erasmus+ Strategic Partnership e da Cidade de Paris. O projeto European Integrity Games recebeu o selo Paris-Europe Label 2021 da cidade de Paris.

Designers

Suporte