Jogos de Notícias falsas na saúde
Os jogos “Fake News in Health” abordam as questões da integridade, das notícias falsas e da manipulação/corrupção nos universos da saúde e dos medicamentos. Com base no princípio dos jogos pedagógicos, os jogadores seguem a história de um aluno que, com a ajuda dos seus professores, procura uma rede invisível de notícias falsas e tenta limpar a informação, com base em dados científicos. O objetivo é detetar a informação mais verdadeira possível.
Esta experiência propõe uma sequência narrativa com, primeiro, o jogo 2D e, depois, o jogo de tabuleiro. Podem ser jogados em sequência ou de forma independente:
Estão também disponíveis recursos adicionais para aprofundar os temas abordados.
Os jogos foram criados em colaboração pelo ExQuorum (Portugal) e UrbanDig Project (Grécia).
Foco no sistema de saúde e nas notícias falsas
Num mundo saturado de informações, é difícil para os cidadãos orientarem-se e acederem a informações verificadas e científicas. No domínio da saúde, esta desinformação pode ter consequências muito importantes para os cidadãos.
As fake news sobre o sistema de saúde referem-se ao sistema ambíguo de comunicação que engloba os medicamentos do sistema de saúde, sem esquecer as políticas públicas e de saúde (indústria farmacêutica, informação na Internet, hospitais, marketing, etc.).
A relação entre informação, fake news, teorias da conspiração, é próxima e, muitas vezes, mista e confusa.
Num panorama indistinto (muitas vezes lamacento), urge saber como encontrar a resposta, o mais próximo possível da verdade. Esta questão tem um forte impacto na saúde individual, mas também no sistema de saúde, nas políticas públicas, na comunicação e nos movimentos políticos e financeiros.
Ao propor estas experiências, em que os participantes acompanham a história de uma forma crítica, os parceiros esperam tocar os cidadãos a um nível emocional e, assim, simular o seu desejo de aprender mais sobre o tema das Fake News, tanto sobre a comunicação na área da saúde como sobre as notícias falsas enquanto tema, uma vez que hoje em dia tudo está ligado. Além disso, pretendem desenvolver o pensamento crítico sobre o fluxo de informação que recebem todos os dias.
Um cenário participativo e educativo
Um professor pede a um aluno que o ajude a descobrir como as notícias falsas afectam as decisões das pessoas e como incorporar estas questões no seu trabalho futuro.
No jogo 2D, numa perspetiva old school, assumirás a personagem de David, um jovem estudante, e terás de ultrapassar vários níveis, encontrando muita informação pelo caminho.
Passarás por vários níveis (labirintos, perguntas, chaves perdidas, um passeio no jardim, um jogo de alavancas, culminando num conjunto de salas com várias perguntas, feitas por profissionais). No final, ser-lhe-ão feitas algumas perguntas e, se for bem sucedido, ser-lhe-á sugerido que encontre a saída para o capítulo seguinte.
No jogo de tabuleiro – o capítulo seguinte -, desta vez em conjunto com amigos e colegas, vai conhecer um professor um pouco louco. Terão de responder a algumas perguntas relacionadas com a saúde e a desinformação, enquanto passeiam e procuram as respostas na cidade. Um dos jogadores será o Mestre do Jogo.
Quem ganhar o jogo terá acesso a um estágio na clínica universitária do professor.
2 tipos de jogaos
Desenvolvido em Unity3D, este jogo oferece uma experiência imersiva para um jogador através de cenários e cinemáticas 2D oldschool. Qualquer pessoa pode descarregar o jogo gratuitamente para o seu computador.
Este jogo de tabuleiro pode ser jogado gratuitamente por qualquer grupo de cidadãos, graças a um kit que pode ser descarregado. Este kit inclui todos os elementos necessários para montar o jogo. Orienta-o passo a passo na instalação e na animação do jogo.
Para completar esta experiência pedagógica, estão também disponíveis recursos adicionais para aprofundar os temas explorados. Incluem vídeos explicativos, entrevistas com especialistas, artigos sobre notícias falsas no domínio da saúde e tópicos de regulamentação.