Workshop online sobre o Jogo de Fuga da Cadeia Alimentar
O segundo workshop dos Jogos Europeus da Integridade (projecto apoiado por Erasmus+) teve lugar online de 27 a 31 de Julho de 2021. Durante 5 dias, 12 participantes europeus dos 6 países parceiros reuniram-se para explorar o tema da cadeia alimentar através do prisma da integridade.
Um workshop europeu para testar a segunda caça de fuga FUDPolis sobre os temas da cadeia alimentar e circuitos alimentares.
Organizado e dirigido pelo ExQuorum (parceiro português do projecto), este workshop centrou-se nos jogos criados em colaboração pelo ExQuorum e pelo Ortzai Teatro.
Como lembrete, o projecto European Integrity Games visa criar 7 jogos explorando diferentes temas relacionados com a integridade. Estes 7 jogos são criados em dois formatos
– um jogo de fuga a ser jogado num grupo de colaboração
– um jogo 3D para uma experiência a solo
De Março de 2021 a Julho de 2021, o ExQuorum e o Orztai Teatro trabalharam na concepção de um vídeo animado, um jogo de fuga e um jogo 3D abordando os tópicos da cadeia alimentar, os circuitos desde a produção ao consumo de carne e as questões de integridade relacionadas com a mesma.
Os estudantes de programação/jogo de design da Universidade Lusófona contribuíram para a criação dos jogos e co-organizaram uma sessão para apresentar o jogo 3D.
O objectivo deste workshop era principalmente testar a versão beta destes dois jogos e obter o primeiro feedback e perspectivas de melhorias. Esta actividade visava também formar os participantes para implementar os jogos ISG nas suas próprias redes, comunidades e actividades. Através de discussões de grupo, os participantes puderam adquirir novos conhecimentos e uma melhor compreensão dos tópicos discutidos. Isto ajudou a aumentar a sensibilização e a iniciar um processo de mudança nas práticas de consumo.
Terça-feira 27 de Julho – Lançamento do workshop
Os 12 participantes de Itália, Portugal, Grécia, Alemanha, Espanha e França foram recebidos com música e conheceram-se através de exercícios de quebra-gelo. A dinâmica de grupo foi assim lançada. Hugo Miguel Coelho, director artístico da ExQuorum, fez uma breve apresentação do projecto dos Jogos Europeus da Integridade, bem como do programa de workshops e dos seus objectivos.
Para reforçar a dinâmica de grupo, foi levado a cabo outro exercício de quebra de gelo. Os participantes foram convidados a desenhar um quadro de um participante em Tinta e a adivinhar juntos quem era. Isto criou uma atmosfera amigável no grupo.
Posteriormente, realizou-se uma sessão de brainstorming colaborativa em torno da questão “O que significa para si a cadeia alimentar? Todas as pessoas puderam escrever as suas ideias e opiniões, o que levou a uma multiplicidade de conceitos e ideias discutidos em conjunto.
Este primeiro dia terminou com uma sessão de brainstorming criativa, com o objectivo de imaginar o pior cenário possível, em relação à cadeia alimentar, “e se o mundo acabar”, o que abriu discussões sobre várias questões reais.
Quarta-feira 28 de Julho – Explorando o tema das cadeias alimentares
Para este segundo dia, a ExQuorum apresentou aos participantes todas as questões associadas com o tema das cadeias alimentares, com base no brainstorming do dia anterior e nos principais conceitos do tema.
Como resultado, foi expresso que a cadeia alimentar é uma questão complexa porque inclui elementos inter-relacionados que causam consequências alarmantes em diferentes aspectos da sociedade.
As diferentes fases da cadeia alimentar e circuitos alimentares com as questões e impactos associados a cada processo foram revelados pela equipa da ExQuorum.
Além disso, cada participante pôde expressar a sua opinião sobre estes elementos e relacioná-los com a situação específica do seu país, práticas de consumo e possíveis soluções. Esta sessão reforçou a sensibilização dos participantes para a situação e a urgência desta questão.
Com base em todas estas discussões, foi realizada uma sessão de brainstorming criativa “E se…” para concluir este segundo dia, muito enriquecedor.
Quinta-feira, 29 de Julho – Teste da área de jogo
Este terceiro dia foi dedicado a testes de jogo.
ExQuorum oferece um curso composto por três produções: um vídeo de animação 3D, um jogo de fuga física e um jogo 3D, que mergulha o jogador no mundo das cadeias alimentares. Estes três capítulos podem ser descobertos em sucessão ou independentemente.
Para iniciar esta sessão, os participantes assistiram ao vídeo de animação 3D, que apresenta os jogos.
Realizou-se uma discussão de grupo após a visualização desta primeira produção. Os participantes ficaram impressionados com a qualidade da produção do vídeo e foram feitas sugestões para a sua melhoria.
Depois, o jogo de fuga poderia ser testado. Os jogadores interpretaram um detective privado, que suspeita de um caso de fraude e corrupção dentro da força policial que financiaria a família Onesto. Esta família, que faz parte da máfia, trabalha na produção, transporte e venda de carne. O detective decide investigar o barco da família, que provavelmente transportará alguns bens fraudulentos. Depois de recolher provas, o detective, interpretado por jogadores, explora o gabinete do director da polícia para recolher informações sobre a família e o seu financiamento pela polícia.
Num tempo limitado, os jogadores tinham de encontrar pistas e resolver puzzles para reunir as provas. Num espírito de colaboração e graças às suas capacidades de investigação, os participantes cumpriram com êxito a sua missão!
Para concluir, teve lugar um debriefing, este primeiro teste do jogo permitiu obter feedback dos utilizadores que estão ansiosos por testar o jogo em condições reais.
Sexta-feira 30 de Julho – Teste do jogo 3D
Após um exercício de aquecimento para reforçar a dinâmica, foi introduzido o jogo 3D.
O Ex Quorum criou o jogo com a ajuda de cinco estudantes programadores e designers de jogos da Universidade Lusofona, que também lideraram a introdução. Os participantes tiveram acesso para descarregar o jogo para os seus computadores e depois jogá-lo.
Neste jogo, os participantes jogaram como a colega da detective anterior, Maria Tui. Com a tarefa de investigar uma intoxicação alimentar num restaurante, os jogadores rapidamente descobrem que existe uma conspiração dentro de uma empresa que vende produtos de carne duvidosos. Através de configurações 3D, os jogadores terão de recolher pistas e resolver puzzles para revelar o caso!
Ao testar este jogo, os utilizadores ficaram mais uma vez impressionados com a qualidade dos gráficos 3D e as suas características.
Além disso, os estudantes continuaram a sua apresentação, explicando o processo de concepção de um jogo 3D a partir de vários ângulos. A visão do jogo, a criação das bases e do cenário, o desenho dos diferentes activos feitos com o software 3D da Unidade, a mecânica utilizada, a criação dos níveis, as funcionalidades do jogador, o desenho dos diferentes puzzles e finalmente a concretização da visão do jogo. Cada estudante explicou o seu papel neste processo, assim como as questões e reflexões envolvidas.
Rica em informação, esta sessão permitiu aos participantes familiarizarem-se com a concepção de jogos, mostrando a evolução e a realização da criação de um jogo 3D.
Mais uma vez, a sessão terminou com uma sessão final de brainstorming criativa “E se…” onde várias ideias surgiram e foram discutidas.
Sábado 31 de Julho – Avaliação e encerramento
Para encerrar esta semana de workshops, teve lugar uma sessão de avaliação individual e colectiva sobre a qualidade do workshop e sobre as próprias competências e aprendizagem dos participantes. Depois, teve lugar uma discussão final sobre os próximos passos do projecto.
Finalmente, esta oficina foi muito enriquecedora. Os participantes puderam descobrir e tomar consciência das questões da cadeia alimentar através de uma experiência lúdica e de reflexões concretas sobre estes importantes tópicos. Os participantes declararam mesmo o seu desejo de mudar alguns dos seus hábitos, fazendo escolhas de consumo mais conscientes. Também expressaram o seu desejo de aumentar a sensibilização introduzindo os jogos da cadeia alimentar nas suas actividades.
Feedback dos participantes
“Este projecto é uma excelente forma de trabalhar e conhecer pessoas de outros países e culturas para partilhar e discutir ideias sobre temas que nos preocupam e afectam a todos”.
“Foi uma experiência muito boa em que explorámos um tópico que é muito comum no nosso mundo, mas que quase ninguém se importa, de muitas maneiras interessantes e divertidas”.
“O tema da cadeia alimentar é muito importante para o nosso presente e futuro. É fundamental encontrar formas atractivas de o abordar como nestes jogos. Muito obrigado pelo vosso trabalho”!
“Compreendi que as acções da sociedade civil para participar nos processos políticos são cada vez mais importantes, mas também cada vez mais complexas. É por isso que penso que o conceito de “jogos de integridade” é uma boa maneira de tornar as questões mais complexas mais divertidas”.
“Este workshop foi uma grande, divertida e imersiva experiência no mundo das cadeias alimentares, um tema muito importante onde precisamos urgentemente de mudar os nossos hábitos! Aprendi muito, com uma grande dinâmica de grupo e discussões realmente interessantes. Mal posso esperar para jogar estes grandes jogos, obrigado! !!”
“É espantoso ter este tipo de oportunidade, de entrar em contacto e envolver-se com muitas pessoas em todo o mundo. Todos partilham a sua opinião, a sua realidade e é espantoso ver as diferenças entre todos nós”.
“O EIG Food Chain Workshop foi um evento interessante e profundo e foi um verdadeiro sucesso. Desde a estrutura detalhada de um jogo de vídeo até à comida que domina o mundo. Obrigado!”
Organizadores
Hugo Miguel Coelho, director artístico da ExQuorum
Vicente de Sa, Presidente da ExQuorum
Os 5 estudantes de programação/jogo de design da Universidade Lusofona – participação na criação dos jogos
Parceiros :
La Transplanisphère, Paris, França
ExQuorum, Évora, Portugal
Teatro Rigodon, Rieti, Itália
Ohi Pezoume, Atenas, Grécia
Kulturinitiative Förderband, Berlim, Alemanha
Ortzai Teatro, Vitoria Gasteiz, Espanha
Projecto apoiado por Erasmus+.