SciencesPo Paris workshop de escrita para o primeiro Jogo de Escape
De 20 a 22 de Janeiro, o projecto colectivo Sciences Po dedicado aos Jogos Europeus da Integridade (apoiado por Erasmus+) reuniu-se para uma sessão de escrita. 3 estudantes de mestrado foram associados a Bruno Freyssinet, director artístico da Transplanisphere, para desenvolver o primeiro rascunho de um jogo de fuga questionando a cadeia de bloqueio e as moedas criptográficas (bitcoins).
O grupo SciencesPo foi constituído por Nora Roeders (DE), Aleksander Pappalardo (It-Pl) e Ester Davanzo (It).
Frédéric Devic, designer de jogos de fuga em Immersia (Paris) veio para auditar e testar a escrita em curso.
O próximo passo é desenvolver o guião e preparar a próxima sessão de workshop que terá provavelmente lugar em Paris (data adiada devido ao Covid-19), com participantes da Grécia, Itália, Alemanha e Portugal.
Jogo de Blockchain
Os cidadãos europeus consideram a integridade crítica. Afecta profundamente a sua percepção das sociedades europeias e do seu papel nas mesmas. O Jogo Europeu da Integridade nasce para aumentar a consciência em torno da corrupção e das questões de integridade através da concepção de experiências de jogo interactivas e centradas na educação.
Durante três anos, os parceiros europeus de França, Itália, Grécia, Alemanha, Portugal e Espanha conceberão sete jogos que abordarão a integridade em vários aspectos. O primeiro jogo visa educar os cidadãos sobre a tecnologia da cadeia de bloqueio, e a sua contribuição para a promoção ou erosão da integridade nas nossas sociedades. Dada a complexidade da cadeia de bloqueio e a multifacetalidade das suas aplicações, seleccionámos a questão do branqueamento de dinheiro como um dos casos em que a cadeia de bloqueio está a desempenhar um papel activo em maior perigo de comportamento cívico.
Utilizaremos uma sala de fuga para envolver as pessoas de uma forma divertida mas educativa. Dada a natureza imersiva e interactiva dos desenhos, esperamos transmitir eficazmente algumas das complexidades da cadeia de bloqueio/integridade, mas mais importante ainda, tocar os participantes a um nível mais profundo e emocional, desafiando os participantes a nível individual e colectivo.
A história do jogo assenta em cenários realistas. Em primeiro lugar, o conceito de cadeia de bloqueio é introduzido numa sessão de briefing geral. Em segundo lugar, os participantes são divididos numa equipa “boa” e numa equipa “má”. A tarefa das equipas “más” será lavar dinheiro usando a Blockchain, enquanto que o objectivo das equipas “boas” é apanhar os perpetradores. Após o jogo, os participantes farão o balanço em conjunto. Esta sessão incluirá a análise dos jogos e mais discussões sobre a cadeia de bloqueio e oportunidades de governação.
Para tornar o jogo acessível a pessoas de outros países, também vamos transformar a sala de fuga num jogo de ficção interactivo. Este jogo será muito provavelmente sob a forma de vídeos, onde os participantes podem determinar as suas próximas acções, escolhendo entre diferentes sequências de vídeo. O guião será semelhante ao anteriormente introduzido. Mais detalhes sobre os aspectos deste projecto seguir-se-ão em breve.