Percepção da Corrupção

Percepção da Corrupção

Dado que a corrupção geralmente ocorre a portas fechadas, medi-la representa um desafio constante. As pesquisas geralmente baseiam-se nas percepções dos cidadãos como um indicador primário de corrupção, como o Índice de Percepção de Corrupção da Transparency International e o Controle de Corrupção do Banco Mundial. Comumente, um grupo de amostra é entrevistado e solicitado a responder perguntas como: “Você acha que a corrupção é particularmente difundida em seu país?”

O problema com as percepções é que elas podem ser difíceis de superar e nem sempre correspondem à realidade da situação. A percepção dos níveis de corrupção em qualquer país pode ter implicações no mundo real sobre seu tecido social e economia (especialmente o potencial de investimento estrangeiro direto).

Os jogos

Ao andar no lugar do outro, e imaginando diferentes perspectivas, os jogadores são forçados a questionar suas suposições pré-formuladas sobre a corrupção e aprender a separar os fatos da ficção comumente aceita.

O cenário: um painel de pesquisa de cidadãos comuns.

Os personagens:

  • Um mix diversificado de cidadãos representando de forma realista a demografia do país
  • O condutor da pesquisa
  • Os politicos

O enredo:

  • O jogo começa como uma amostra de pesquisa simples, cada personagem sendo perguntado sobre suas percepções sobre a corrupção em seu país, usando perguntas de entrevistas reais conduzidas por WBGI e Transparência Internacional.
  • O jogo então progredirá para percorrer os procedimentos legislativos da vida real que ocorreram naquele país e os sucessos e fracassos que eles encontraram, do ponto de vista dos políticos e do público.
  • No final, os jogadores mais uma vez encenam a pesquisa, mas desta vez trocando de papéis.
Share this Post