Noções básicas do projecto
Os europeus estão profundamente preocupados com a corrupção – os resultados do inquérito Eurobarómetro mostram que 76% dos europeus pensam que a corrupção é generalizada e mais de metade (56%) pensa que o nível de corrupção no seu país aumentou nos últimos três anos.
Como estimular um maior envolvimento dos europeus na construção de uma sociedade mais justa nesse contexto? Dado à economia da inovação, como desenvolver ferramentas criativas
Aqui estão alguns dos projetos do European Integrity Games (EIG) que pretendem fornecer respostas.
Desde 2010, a Transplanisphere desenvolveu vários projetos de cooperação europeia que cruzam temas de arte e gravação, em associação com o público. Os parceiros europeus dessas experiências trocaram suas práticas e construíram programas de atividades. Eles também compartilharam seus conhecimentos durante os workshops. Juntos, eles se conscientizaram de seu papel no campo da educação não formal em relação à educação formal. Alguns valores comuns foram identificados: socialização, participação na vida social, busca da emancipação pessoal, luta contra a exclusão.
Juntos, eles perceberam que a cidadania da UE, como eles podem imaginar o seu papel futuro neste mundo.
Estamos analisando algumas ferramentas para questionar este tópico através da arte, criatividade e jogos.
Ao conduzir nossos primeiros projetos europeus, eles tomaram notas dessas pesquisas (EACEA, Eurodesk, jovens de Salto, …) que consideram os cidadãos certamente como aprendizes e cidadãos, mas também como praticantes, criadores, jogadores. Estas são as dimensões que os parceiros querem ajudar a impulsionar. Precisamos cuidar da nossa identidade artística e integração social?
Além do acesso à cultura, a prática permite o ganho de conhecimento, habilidades, capacidade de expressão e realização pessoal.
O European Integrity Games (EIG) visa aumentar a conscientização sobre questões de corrupção e integridade de forma criativa e inovadora. O consórcio do EIG faz a ponte entre o conhecimento técnico e o cotidiano dos europeus desenvolvendo jogos. Especialistas de diferentes organizações e origens irão projetar, testar e disseminar esses jogos em um processo de co-criação.
Os jogos abrangerão desenvolvimentos recentes e tópicos de integridade e mais questões “clássicas” que criam uma sensação de desconfiança para os cidadãos europeus.
Os jogos consistirão em duas versões da mesma história de corrupção ou fraude:
• um será um jogo de fuga que pode ser jogado como uma oficina de teatro cidadão em uma experiência •
O outro será um jogo de vídeo interactivo para um único usuário, que pode ser acessado através de qualquer smartphone, tablet ou laptop
O que é corrupção? Onde e por que a corrupção acontece? Por que é tão difícil ter sucesso em programas anticorrupção? O que faz da corrupção uma questão transnacional e cultural? O que os governos e os cidadãos ativos podem fazer para combater a corrupção? Aplicando uma abordagem de educação não formal, o projeto European Integrity Games lançará luz sobre questões que não são fáceis de responder.
Este trabalho envolverá entidades teatrais trazendo sua experiência para as situações técnicas e personagens necessárias para os jogos. Eles estarão ativos em estimular a participação ativa entre os participantes. O projeto EIG também envolve, como parceiros associados, GOs e ONGs, trazendo seus conhecimentos para a integridade do tema e sendo capazes de alimentar toda a experiência com o ponto de vista da cidadania.
Para alcançar grandes públicos (e além deles facilitadores e professores), o projeto se apropriará de um vetor inovador de compartilhamento de conhecimento: o jogo de fuga e o jogo de vídeo interactivo. Com sua variação diferente (workshop teatral e experiência on-line), parece ser o mais contemporâneo para atender a um público amplo.