Desenvolvimento de um jogo de fuga – protótipo de jogo sério

Desenvolvimento de um jogo de fuga – protótipo de jogo sério

O projecto Jogos Europeus da Integridade, apoiado pelas Parcerias Estratégicas Erasmus+, entra esta semana numa nova fase do seu desenvolvimento.

O projecto

Este projecto, que associa 6 empresas artísticas europeias, visa questionar as noções de integridade, corrupção e fraude na nossa sociedade, através da concepção de jogos de role-playing – jogos de fuga e ficções interactivas.  O projecto abordará 3 temas principais: integridade na era digital, governando com integridade e, finalmente, integridade na saúde e alimentação. No total, os parceiros irão desenvolver 7 jogos em dois formatos diferentes.

De Outubro a Março de 2020, estudantes do Sciences Po Paris e Bruno Freyssinet trabalharam no desenvolvimento do primeiro jogo de fuga – role-playing game – abordando os temas da cadeia de bloqueio e da moeda criptográfica e o seu impacto na integridade. Mais informações aqui.  O primeiro jogo de fuga apresenta 2 grupos de jogadores: o primeiro joga com uma equipa mafiosa encarregada de lavar dinheiro utilizando contas Bitcoins, o segundo joga com a equipa policial encarregada de localizar os autores das fraudes e de os prender antes de conseguirem lavar o seu dinheiro.

O projecto está agora a entrar na sua segunda fase.

Rumo à criação de um jogo sério – protótipo de ficção interactiva

A ideia é adaptar este jogo de fuga como uma ficção interactiva – jogo sério a ser jogado individualmente online, em telemóvel ou PC. O desafio nesta fase é o de desenvolver um modelo que possa ser aplicado aos 7 jogos que serão desenvolvidos ao longo do projecto.

La Transplanisphère, com a ajuda de Odysseas Velentzas, colaborador do parceiro grego Ohi Pezoume, está actualmente a pensar no desenvolvimento deste primeiro protótipo e nas soluções técnicas para a sua implementação. O desafio é criar um videojogo móvel que combine puzzles a resolver, ficção interactiva e aventura narrativa para uma experiência imersiva, divertida e instrutiva.

O objectivo deste jogo é informar os cidadãos europeus sobre questões relacionadas com a cadeia de bloqueio e a moeda criptográfica, sob o prisma da integridade nas nossas sociedades actuais. Estas novas tecnologias, que estão a transformar as práticas em muitos sectores, são relativamente complexas. O objectivo deste jogo interactivo é, portanto, explicar esta tecnologia e as suas implicações de uma forma lúdica, mergulhando o público num cenário de branqueamento de dinheiro em que serão os actores da história.

Desenho de uma experiência imersiva com o motor de jogo da Unity

A investigação inicial para a concepção deste primeiro jogo levou o grupo de reflexão a concentrar-se na plataforma de desenvolvimento 3D da Unity . Este motor de jogo multi-plataforma é um dos mais difundidos na indústria dos jogos de vídeo, particularmente para editores independentes. Graças à sua “loja de activos”, que oferece conteúdo adicional, muitos recursos estão disponíveis para criar jogos imersivos.

Esta semana, encontrámo-nos com dois intervenientes do universo da Unidade. Um representante da Unidade apresentou as possibilidades oferecidas por este motor de jogo e discutimos em conjunto como ele se enquadra no nosso projecto. Também contactámos Pierre, o criador do Target Studio, que desenvolveu um trunfo para criar jogos de fuga na Unidade. Este activo oferece muitos recursos para o desenvolvimento de aventuras narrativas num universo 3D, combinando diferentes puzzles e enigmas.

A equipa do projecto decidiu, portanto, escolher esta solução para a criação dos seus jogos sérios – ficções interactivas.

Entre enigmas a resolver, pistas escondidas a encontrar, mensagens misteriosas e cinematográficas, o público será atraído para uma aventura no coração do universo da cadeia de bloqueios e da moeda criptográfica.

Mais detalhes em Setembro!

 

Share this Post