Integridade nos Serviços Civis

Integridade nos Serviços Civis

Devemos lutar contra a própria corrupção ou contra o político que corrompe? É uma questão frequentemente ouvida neste debate. No entanto, também é necessário considerar como a corrupção se desenvolve “no terreno”.

De onde isso vem? Como um oficial da lei é tentado a se afastar da integridade e por quê? A integridade deve ser salvaguardada de baixo para cima, tanto quanto pelos políticos no topo. Somente abordando a evolução da corrupção no mundo real é que podemos começar a imaginar maneiras de proteger a integridade de nossos sistemas.

Os jogos

Ao assumir o papel de um oficial “em terra”, os jogadores podem imaginar como a corrupção evolui a partir do zero, empatizar com a perspectiva do oficial e tomar suas próprias decisões para direcionar a narrativa em uma direção melhor. Ao criar um espaço de jogo, o jogo permite aos jogadores imaginar outros cenários e, assim, buscar soluções preventivas para esse problema.

O Cenário: inspirado na Terra Dei Fuochi, Itália.

Os personagens:

  • Um oficial local
  • Proprietário de uma empresa química
  • Políticos

O enredo:

  • O jogo segue o diário de um oficial local, no qual podemos ver a evolução de seus valores e pensamentos sobre suas próprias ações, conforme ele é tentado pela primeira vez, depois se aprofunda em atos corruptíveis.
  • O oficial recebe uma oferta de uma empresa química que gostaria de enterrar os resíduos tóxicos no subsolo para diminuir os custos. Como a empresa é a maior entidade da cidade, contribuindo muito para as finanças locais, o executivo está em um dilema entre o ambiente da cidade e o lucro econômico que a empresa traz.
  • Eventualmente, o oficial se submete à empresa. O sistema de terra e água é poluído gradualmente e as consequências das decisões do oficial deixam claro.
Share this Post