O jogo FOOD CHAIN/ CIRCUITO ALIMENTAR

O jogo FOOD CHAIN/ CIRCUITO ALIMENTAR

O jogo FOOD CHAIN/ CIRCUITO ALIMENTAR foca-se nas problemáticas da integridade na comercialização e consumo de bens alimentares, jogando também com a implícita temática da corrupção.

Iniciando a estória com um teaser introdutório, sugere-se depois a experiência de um jogo de fuga (1ª parte), que culminará com um percurso num jogo digital (2ª parte) em que, conseguindo interpretar as pistas, os criminosos serão devidamente apanhados pela justiça.

Um inspetor da polícia – ajudado secretamente por uma detetive privada – procura investigar, nem sempre segundo as regras, uma empresa de carne, que controla todo o sistema de venda e distribuição, desde o transporte, ao tratamento, à restauração até ao consumidor final.
No circuito alimentar, deparamo-nos com a correlação de vários elementos, que funcionam, de forma interdependente, como causa-efeito entre si. Todo a confeção de produtos alimentares, em grandes empresas e/ou em grande escala, tem um correspondente impacto ambiental, relacionando-se com problemas como a poluição, a destruição de florestas tropicais, a poluição das águas, as alterações climáticas, a exploração no trabalho, etc..

Neste contexto, quisemos essencialmente evidenciar com o jogo FOOD CHAIN/ CIRCUITO ALIMENTAR a corrupção no transporte e no comércio concretamente da carne, não esquecendo a correspondente pegada no meio ambiente, nem o correspondente impacto na respetiva saúde pública.

Ao longo deste processo de trabalho, discutimos ainda outras questões relacionadas com a produção/ elaboração de bens alimentares – como, por exemplo, a utilização de produtos químicos ou fertilizantes, assim como o fornecimento de alimentos processados na pecuária, cujas práticas: contaminam o meio ambiente; prejudicam a qualidade dos alimentos, assim como a saúde de quem os consome; e podem ser geradoras de zoonoses, doenças transmissíveis a várias espécies de animais, como a doença das vacas loucas. A utilização regular e profilática de antibióticos e o recurso a estratégias processadas de alimentação para animais de criação afetam claramente a qualidade do produto final.

A pegada negativa deixada no meio ambiente pela exploração abusiva dos recursos naturais com culturas intensivas (cacau, café, palma, abacate, etc.), pela industrialização de alimentos processados por grandes empresas, que exploram, muitas vezes, os recursos naturais e/ou as condições de trabalho, em prol de produtos alimentares comercializáveis – estes, foram também alguns dos aspetos igualmente discutidos.
Compreendendo o vasto mundo que o tema FOOD CHAIN/ CIRCUITO ALIMENTAR comporta (criação e ambiente, transporte e poluição, consumo exacerbado e desperdício, impacto comercial, legal e social da globalização alimentar), optámos aqui por escolher apenas um percurso, o da carne.

Este jogo, pensado e elaborado pela ExQuorum, em colaboração com Ortzai (Espanha), contou ainda com a colaboração de alunos finalistas da EPRAL – Escola Profissional do Alentejo, na vertente de Multimédia, e do curso de licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona.

Share this Post