Integridade - o que está em jogo?

76% dos europeus acreditam que a corrupção é generalizada.

Eurobarometer

Os europeus estão profundamente preocupados com a corrupção; em uma pesquisa recente do Eurobarometer, 76% dos europeus disseram acreditar que a corrupção era generalizada, enquanto mais da metade (56%) afirmou que o nível de corrupção em seu país havia aumentado nos últimos três anos. No entanto, a questão da integridade não costuma receber um espaço visível para discussão. Como podemos estimular o envolvimento dos europeus na construção de uma sociedade mais justa? Como poderíamos utilizar melhor as economias de conhecimento e inovação para desenvolver ferramentas criativas para questionar a integridade? Estas são algumas das perguntas que os Jogos Europeus da Integridade pretendem fornecer respostas.

O que é integridade?

Integridade pode significar, em um sentido, “a qualidade de ser honesto e ter fortes princípios morais”, mas também pode significar “o estado de ser inteiro e indiviso” (OED). Portanto, a integridade é uma qualidade do indivíduo e da comunidade. De fato, a forma de integridade com a qual estamos preocupados aqui, a integridade da estrutura social, não pode existir com apenas uma forma de integridade ou com a outra, pessoal ou comunitária, mas necessita de ambas.

O tema da integridade é um dos mais sensíveis para os cidadãos da UE

Desde 2010, La Transplanisphère desenvolve vários projetos de cooperação europeia que aplicam arte a questões sociais. Durante essas experiências, juntamente com seus parceiros europeus, eles perceberam que o tópico Integridade é um dos mais sensíveis para os cidadãos da UE, pois afeta profundamente sua percepção das sociedades europeias e como eles imaginam seu papel futuro nessas sociedades. Juntos, os parceiros identificaram valores comuns: autonomia e socialização, participação na vida social, busca pela emancipação pessoal e luta contra a exclusão. Com esses valores em mente, os European Integrity Games se propõem a criar ferramentas para o público europeu explorar a questão sensível, complexa e de vital importância da Integridade.

Questões exploradas

O que é corrupção?

Por que os programas anticorrupção geralmente falham?

O que governos e cidadãos ativos podem fazer para combater a corrupção?

Onde e por que a corrupção acontece?

O que faz da corrupção uma questão transnacional e cultural?